Quarenta

Melisandre

A coisa mais certa que posso dizer sobre chegar aos 40 é que hoje eu entendo bem mais quem me dizia, aos 20, para não ficar me vestindo de séria e adultona porque teria tempo disso quando a hora adultona chegasse. Eu só queria ir lá atrás daquela menina que usava blazer e terninho aos 23 e dizer que, apesar da cara de estagiária, ela não precisava disso e devia ir ser feliz com umas roupas bem jovenzinhas.

Ela ia ouvir? Claro que não. Virei minha avó tão rápido, meu deus.

Ainda bem que minha avó (por parte de pai) é daquelas louconas de usar bijouterias enormes, coloridas e espalhafatosas trazidas do Egito, que adorava sair de vestido de jérsei estampado de onça, usava perfume forte e dormia sem calcinha porque não gostava de nada apertando (tudo no passado porque ela costumava ser assim. Agora já não sei mais, igreja, mais idade etc).

A chatice que mais me pego repetindo (entre todas) ultimamente é que ninguém te conta o quanto é assustador envelhecer. Sim, assustador. Eu entendo minha mãe (e as plásticas e a busca pela juventude eterna e o mentir a idade) tão melhor agora que dias desses sonhei que a abraçava e levava passear e falar sobre todas essas coisas e de como lidar com elas com muito carinho e aceitação. Imagino que a menopausa deva ser de pirar também.

Aquele vinco na testa que antes era só uma sombra. Aquela marca de travesseiro na bochecha que antes sumia em meia hora e agora leva praticamente a manhã toda. O traço do delineador que agora deixa o olho caído. Os peitos que você pode jurar que desceram dois centímetros depois que você tomou uma decisão super madura. A bunda que costumava ser mais pra cima, sem falar mais firminha. Essas veiazinhas roxas na coxa. O ar que falta depois daquela subida. E tem também a… Mas de que era mesmo que eu estava falando?

3 opiniões sobre “Quarenta

  1. Não é que eu não esteja curtindo, não. Acho que estou muito melhor agora do que há 20 anos, são as mudanças físicas, no corpo mesmo, que eu acho mais marcantes ;)

Deixe um comentário

